Qual a importância do branding para as empresas?

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Branding é uma gestão de estratégias voltadas para a marca da empresa, e tem como objetivo fazer com que ela se torne mais desejada e positiva perante os clientes e o público em geral.

Também conhecido como brand management, trabalha por meio de ações relacionadas ao propósito, posicionamento, identidade e valores da companhia.

As pessoas estão diante de um incentivo de consumo muito grande, por conta disso, as marcas precisam pensar com cuidado nas estratégias que vão utilizar.

Cada ação de marketing precisa ser elaborada para que o nome da empresa chegue ao conhecimento de um número cada vez maior de consumidores, de preferência, no mundo todo.

Boa parte da sua concorrência já investe nessas estratégias, mas os resultados não aparecem da noite para o dia. Na verdade, eles dependem de um planejamento coerente e focado na gestão de marca.

O branding é trabalhado pelos maiores nomes do mercado, em diferentes segmentos, portanto, serve para qualquer tipo de negócio, independentemente do tipo de produto ou serviço que ele vende.

Para esclarecer um pouco mais sobre esse assunto, neste artigo, você vai conhecer a definição de branding e compreender sua importância para as organizações.

Entenda o que é branding

Branding nada mais é do que trabalhar as estratégias de marca de um negócio. Isso envolve o planejamento de longo prazo, bem como o gerenciamento da identidade visual.

É assim que a companhia vai potencializar a percepção dos consumidores em relação a ela. Essa prática trabalha com a premissa de que uma marca precisa ser planejada, estruturada, gerida e promovida, o que envolve um bom trabalho de gestão.

A identidade visual está muito além de sua aplicação em um letreiro loja, mas quando se trata de branding, o propósito é fazer com que todos os stakeholders sejam capazes de compreender o posicionamento da empresa.

Os stakeholders são:

  • Funcionários;
  • Clientes;
  • Investidores;
  • Parceiros;
  • Fornecedores.

Portanto, não estamos falando de uma estratégia voltada apenas para os consumidores, mas para todo o público envolvido com a corporação. É assim que sua visibilidade será potencializada e uma boa reputação será construída.

Como resultado, o negócio consegue crescer de maneira sustentável, inteligente e duradoura, sempre focando na maneira como a marca é percebida.

Importância do branding

O branding é importante porque traz mais visibilidade e gera diferencial competitivo, dentro de um mercado que está cada vez mais concorrido.

Por meio de suas técnicas e ferramentas, fica mais fácil atrair o consumidor e criar um relacionamento com ele.

Ao se posicionar no mercado e conquistar a mente das pessoas, o negócio será reconhecido como uma autoridade naquilo que faz, algo que vai impactar seus lucros de maneira positiva e atrair mais pessoas.

Todos os processos internos, desde os serviços recepção até a produção da solução em si, vão trabalhar com base na essência da marca. Mas, é importante entender que existe uma diferença entre marca e branding.

A marca é um conjunto de ideias, sons, palavras e imagens, e por meio desses elementos forma-se um símbolo usado para identificar os produtos e serviços no mercado.

Por outro lado, o branding acho que está relacionado à prática, portanto, voltado para a elaboração de um planejamento que ajuda a implementar ações de comunicação e aumentar o reconhecimento da marca.

Como colocar em prática

Em seguida, confira algumas maneiras inteligentes de colocar o branding do seu negócio em prática. São elas:

Criar uma identidade visual forte

A identidade visual é o que faz com que a empresa seja reconhecida por meio de suas cores e símbolos, e criá-la é uma forma de inserir a empresa em um universo único.

O principal elemento da identidade visual é o logotipo, pois traz mais consistência para a comunicação. Mas ele não é o único elemento importante para a identidade visual.

Uma confecção de uniforme enfermagem masculino também precisa considerar as fontes utilizadas e os códigos de cores, mantendo a coerência em todos os materiais utilizados por ela.

As cores criam a identidade e cada uma representa uma ideia, sendo necessário pensar nos atributos que a organização deseja comunicar e as cores que vão transmitir essas informações.

Definir o público-alvo

O branding é responsável pela conscientização, reconhecimento e confiança por parte dos consumidores. Para elaborá-lo, é necessário levar em consideração o público-alvo da marca e seus clientes atuais.

Uma das coisas mais importantes é compreender os objetivos, necessidades, problemas e desafios dessas pessoas. Outros aspectos como localização, faixa etária e gênero também são importantes, melhorando os resultados das estratégias.

Humanizar a marca

Para compreender ainda mais sua marca, é necessário humanizá-la, ou seja, enxergá-la como uma pessoa real. Em outras palavras, precisa ter identidade própria, personalidade e tom de voz.

Uma empresa de limpeza de telhado a seco precisa pensar em como vai se apresentar, qual será a sua aparência, o tom de voz que vai utilizar e no modo como as pessoas vão se referir a ela, depois de conhecê-la.

A finalidade é criar um relacionamento com o público, e a melhor maneira de fazer isso é humanizar o negócio para que as pessoas sintam que estão se relacionando com outros seres humanos.

Criar um bom slogan

Muitas marcas famosas são reconhecidas rapidamente pelo slogan, e você mesmo como consumidor pode se lembrar de muitas delas.

O propósito do slogan é apoiar a comunicação, mas para que ele seja realmente eficaz, primeiro é necessário que seja memorável. As pessoas não precisam passar muito tempo pensando nele, pois são capazes de reconhecê-lo imediatamente.

O slogan de um fabricante de janelas de vidro também precisa mostrar uma proposta de valor, ou seja, vender os benefícios da marca e não suas características.

Por fim, é imprescindível que seja capaz de transmitir sentimentos positivos, por meio de mensagens positivas.

Reforçar a proposta de valor

Também é muito importante definir uma proposta de valor, algo que não se trata apenas do produto ou serviço oferecido. Ela diz respeito ao ingrediente que vai resolver o problema do consumidor e mostrar o diferencial da companhia.

Raramente uma empresa é a única naquilo que faz, mas ela pode ser diferente e oferecer algo a mais e que seja impossível de copiar.

Faça com que a sua marca traga elementos únicos, destacando o valor, os benefícios e a qualidade daquilo que oferece.

Definir a voz da marca

De que maneira a marca vai conversar com as pessoas? Importante pensar em como vai se comunicar com o público-alvo, algo que faz parte da construção do branding.

A voz de uma empresa de instalação de tela proteção transparente gera impactos em suas campanhas publicitárias, postagens nas redes sociais, artigos publicados no blog, dentre outras práticas.

É fundamental que o tom de voz seja consistente, pois dessa forma fica muito mais fácil fazer com que os consumidores se familiarizem com a empresa.

Investir em marketing de conteúdo

Nem sempre as empresas possuem um bom orçamento para as campanhas de marketing, mas isso não significa que não possam ter um branding de qualidade.

Mas, se o orçamento do negócio estiver apertado, uma das melhores alternativas é investir em marketing de conteúdo. É uma forma de se tornar especialista naquilo que faz perante o público.

Por meio dessa estratégia, uma loja de acessórios para carros PCD consegue divulgar o seu nome rapidamente e obter ótimos resultados.

Vou produzir os materiais, instigue os consumidores a fecharem negócio com você, fazendo com que enxerguem a companhia como autoridade naquilo que faz.

Os conteúdos são ferramentas que fortalecem a marca e aquilo que ela pode fazer por seus clientes. Além disso, são ótimos para fazer com que suas plataformas sejam bem posicionadas nos resultados de pesquisa.

Pensar na cultura organizacional

Se as coisas estão fluindo bem, as ações dos funcionários trazem resultados ainda melhores. Para que a marca de um fabricante de peças para motor de empilhadeira seja realmente forte e rica, é fundamental que o clima organizacional seja positivo.

Isso envolve pensar sobre a cultura empresarial, que vai refletir, mesmo que indiretamente, sobre as interações da companhia.

Se os funcionários estiverem engajados com o propósito e a maneira como os processos são realizados internamente, vão trazer ainda mais credibilidade e falar bem sobre a organização para outras pessoas.

Considerações finais

O branding é um conceito que aumenta o poder da marca e faz com que ela se torne imbatível no mercado em que atua. Naturalmente, os consumidores vão comprar cada vez mais com ela e não com seus concorrentes.

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre esse assunto e de que maneira trabalhar o branding doce um negócio para ter acesso a todos os benefícios trazidos por ele.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Imagem: Digital branding photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

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